segunda-feira, março 27, 2006

Música do dia a dia

Tive oportunidade de ver um documentário impressionante, que chegou a ser censurado mas de momento está a colocar o Brasil em debate – Falcões, Os meninos do tráfico. O realizador (que passou de ameaçado de prisão a ser recebido pelo presidente Lula) acompanhou o quotidiano destas aves predadoras que protegem as bocas das favelas. Durante a duração das filmagens, 16 das 17 crianças que estavam a ser filmadas faleceram. Citando uma delas: "Se eu morrer amanhã? Aí, depois de amanhã vai fazer dois dias que eu morri. Simples." Mórbido. Não foi só no Rio ou São Paulo, foi por todo o Brasil. O que me impressionou mais foi ver que como todas as crianças, quando podem bricam. De policia e ladrão, só que aqui todos querem ser o traficante. Para ver e debater.

Noutra ocasião, conheci o “Jackson”. O J. mora numa das favelas do Bairro da Tijuca. Disse-me que o sonho dele era morar em Portugal. Ele não sabe onde exactamente fica Portugal, mas acha que não pode ter esta violência. Diariamente passa por traficantes que empunham as suas pistolas e, segundo J., por vezes bazucas (é verdade que já passaram imagens televisas de helicópteros da policia atingidos). Falou de muita coisa que conhecemos da tela, mas deixou alguns pormenores que eu não conhecia: há morros que têm como que recolher obrigatório, não podes sair à rua depois das 23h. O bicho pega. Então, dá-se o caso de um trabalhador que sai tarde do emprego ter que esperar até de manhã para poder entrar em casa. Tal como não é raro ter que esperar para subir ao morro porque está a decorrer um tiroteiro.